segunda-feira, 29 de março de 2010

ALUNOS ARTISTAS DA EUC




























































































ALUNOS ARTISTAS DA EUC
A Euc- Escola Ullisses Cuiabano se vangloria por ter uma clientela de SUPER ARTISTAS, desde atores/atrizes, crítico de cinema, super dotado, desenhista, cantores etc. Estes alunos SUPER ESPECIAS são portadores do nosso trabalho de construir saberes, como diz nosso PPP -Projeto Político Pedagógico, “capacitando-os para ser um cidadão crítico, competente e comprometido com as mudanças, além de sócio-políticas, culturais do mundo em que vive”.
Reportagens de veículos de Comunicação como a Revista Movie, de São Paulo, de crítica de cinema, em que o jovem talento Gabriel Barbosa Santos, 13 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio faz parte. Gabriel é crítico da revista de circulação nacional; temos também seu irão Guilherme Barbosa que, prematuramente, permeia os meandros da Moda (Corte e Costura), é um Estlista Mirim; ainda alunos que causam arrepios cantando no Projeto Musicalidade Escolar e Artes, como Bruno, David, Jackson e Victor, do 8º ano, fazem sucesso quando se apresentam na Escola cantando suas Paródias dos Conteúdos Disciplinares; também um aluno super Especial já que foi classificado pelo CASS, órgão responsável por estudar e tratar alunos Especiais, basta dizer que Lucas Figueira( 6º ano), este é o seu nome, é considerado um aluno SUPERDOTADO, que volta e meia participa de bate papo com Mestres e Doutores da UFMT, falando sobre Astrofísica, conforme noticiou o Jornal A Gazeta, final do ano passado e, por último os alunos de Teatro da Escola Ulisses, que se apresentam em palcos teatrais como no último dia 03.03.2010 em Santo Antônio de Leverger, cidade situada à 35 km da Capital de Cuiabá, MT. Os alunos Ingrid Mayara Ventura (2º A), Carolina Parussolo de Souza (3ª A), Elizângela Campos (3º A), Kaique Vilhalva (3º B), Karine Ferreira (3º B), Valeska Miranda (2º B) e Kézia Crisitna Lima (3ºA), sobre a direção do Prof. Paulo Fábio ( da UFMT) apresentaram a peça “As aventuras de Mariquinha Malagueta", escrita por Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes, que trata da gravidez na adolesceência, de uma maneira mais informativa, sem a cobrança exagerada. A mídia cobriu toda a apresentação dos jovens talentos. O Diário de Cuiabá com a seguinte Manchete: “Mariquinha Malagueta é o teatro na Escola", o Circuito de Mato Grosso intitulou: “Peça sobre gravidez na adolescência e suas implicações é encenada em Santo Antônio de Leverger”, o site 24 Horas News deu o seguinte enfoque: “Teatro na Escola mostra seus frutos com peça em Santo Antônio” e a Folha do Estado noticiou: “Formação Teatral na Escola”.
Talvez até mais que os próprios alunos, eufóricos estão os professores e todos os demais funcionários, já que fazem parte desse sucesso dos alunos na escola e fora da escola. Segundo o diretor Dimas Antônio, a felicidade e a alegria é geral, já que quando assumiu a escola em 2006, estava para ser fechada, pois o leque de problemas vinha desde a Violência até a Evasão Escolar, era demais. Relata ele:”Quem planta flores, não pode jamais colher espinhos, senão flores” . “É um orgulho grande fazer parte dessa equipe que hoje trabalha na Escola Ulisses Cuiabano”, diz o nobre diretor Dimas.
Parabéns à todos os alunos, a toda a comunidade escolar, parabéns por todos os profissionais que aqui passaram.
Muito Obrigado
Dimas Antônio

quarta-feira, 17 de março de 2010

Meu Deus! Mina, chuva, Dengue...





























UMA HISTÓRIA DE LUTA CONTRA A DENGUE

Era uma vez uma escola chamada Ulisses Cuiabano (EUC), construída em 1974, provavelmente em cima de uma mina de água. O tempo passou e a estrutura de concreto resistiu bravamente, até que começou a brotar olho d’água por toda a sua estrutura. No início do ano de 2009, quando ocorria uma reforma elétrica que quebraram o piso próximo dos banheiros, jorrou água pluvial junto com fezes o que culminou com a dispensa dos alunos até que se solucionasse o problema. Engenheiros da Seduc e da empresa ANN, que realizava a reforma elétrica junto com o diretor Dimas Antônio sentaram e chegaram a conclusão que a melhor solução era construir novos banheiros. Foi feito um orçamento pela ANN no valor aproximado de R$ 68.000,00, nos moldes dos banheiros aprovados pela Seduc, que contemplava o PNE. Entretanto o Secretário da Rede Física, senhor Ezequiel Ângelo Fonseca disse que isso exigiria licitação e que poderia demorar, além do preço que achou muito alto. Resultado, liberou uma pequena verba para que fosse feito um paliativo. Foi feito essa mini reforma nos banheiros o que resolveu momentaneamente o problema , até porque as chuvas foram cessando. As aulas recomeçaram até o fim do ano sem problema nos sanitários, mas a questão das águas pluvias e da mina continuaram todo o ano, causando muito aborrecimento, como visitas e notificações da Secretaria de Saúde do município e até da Defesa Civil, sem contar com o medo da Dengue, com água empossada por toda estrutura da EUC, que a todo momento vinha e vem fazendo vítimas na capital.
Agora mês de março, um ano após o problema ter ocorrido, ocorreu de novo com um agravante a mais. A descarga dos vasos sanitários estão voltando e inundando os banheiros com dejetos fecais, o que vem dificultando o calendário letivo, os alunos não podem usar os banheiros, por falta de higiene, sem contar que a água da mina contribui para piorar as coisas, de tal forma que os drenos feitos não conseguem escoar toda a água, deixando a escola outra vez com risco de focos da Dengue.
O diretor Dimas Antônio já sabendo disso protocolou, desde o ano passado ofícios pedindo reforma da escola e esta semana, temendo a não ocorrência do Concurso do Estado, confirmado para este domingo 21.03.2010, resolveu protocolar mais um ofício para a Seduc, inclusive para o Secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Souza. A notícia da Mina e da Dengue caminhou rápido, chegou a Imprensa, no Jornal A GAZETA ao Ministério Público, que acionou a Seduc, que enviou um Engenheiro à escola, que confirmou a necessidade da reforma.
Depois de tudo isso, o Diretor Dimas Antônio ainda falou com o senhor José Ricardo Elias , da Estrutura Escolar da Seduc, que prometeu ajudar. Depois disso o Secretário Adjunto Antônio Carlos Ioris ligou para o Diretor dizendo que iria ver o que poderia ser feito. O diretor ponderou que havia necessidade urgentíssima diante da ocorrência do Concurso do Estado de Mato Grosso, ser realizado dentro de poucos dias, disse ao nobre Secretário: “ não é nem do interesse da escola, nem de ninguém que o Concurso não ocorra, já que tivemos problemas como este no mesmo Concurso no ano passado, por problemas vários mas também por problemas de Infra Estrutura nas escolas”,ele concordou e disse que iria tomar providências.
Assim o diretor entende que fez o possível para tentar sanar o problema, então de agora em diante não há mais o que ele possa fazer, a não ser rezar;” Amém, que Deus e a burocracia da Seduc nos ajude!”
CDCE- Conselho Deliberativo da Comunidade EscolarDiretor da Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano

quinta-feira, 11 de março de 2010

Os funcionários EUC que fazem "O algo mais"!!!
















Na EUC os funcionários trabalham acima da média, fazem "O algo mais", que consta no PPP- Projeto Político Pedagógico. Esse algo mais é aquilo que os funcionários fazem além da sua função natural, isto é, se é professor além da aula em sala ajuda em tarefas diversas como fazer horário, fazer projetos, ajudar a coordenação, ajadar na biblioteca, na secretaria, por exemplo. Praticamente todos os funcionários fazem o "Algo mais" porém alguns se destacam como o Edson que trabalha de limpeza, de porteiro, de Inspetor, de montador de móveis; a Brigite que é conzinheira mas ajuda na limpeza, planta frutas, molha plantas; Weslaine (Nany) que é Secretária e fica todos os dias além do seu horário normal, às vezes trabalha 12 horas no dia, chega a sair depois das 20 horas, todavia uma funcionária da secretaria, nos surpreendeu de forma positiva.Mesmo não sendo contratada este ano (2010) vinha à escola quase todos os dias para ajudar na Secretaria! Ela foi até o diretor do Ulisses e disse:" eu sei que não sou mais funcionária mas quero ajudar porque sei que no início do ano é muito trabalho, além do que a Carla(funcionária da secretaria) está grávida e a Nany fica sozinha, disse ao Dimas", "não se preocupe não precisa me pagar! Seu nome Nasla Janaína!





Diante de tal atitude o Gestor reuniu os funcionários e comentou o caso "atipico", que culminou com aplausos. Depois surgiu a idéia de presenteá-la com um buquê de rosas, como parabenização d0 corpo docente e demais funcionários.





Achamos que os funcionários estão mudando o pensamento de que é preciso fazer,além da função para que a escola e a educação melhore. Isso é exemplo que a escola espera passar para os seus educandos, tão desprovidos de valores:moral e cívico.





Com isso fazemos Mutirões em que os alunos ajudam na limpeza, pintura, entre outros serviços.





Nosso muito obrigado a todos os funcionários, indistintamente, todos os alunos, em fim todos os serviços prestados.





Obrigado a quem trabalha para fortalecer a Eucação Brasileira.










Diretor: Dimas Antônio

UM DIREROR QUE, LITERALMENTE, TRABALHA!!!














































Quem já ouviu falar de uma pessoa que é muito trabalhadoura? Muitos já ouviram, claro, graças a Deus o Brasil é um país de gente humilde e trabalhadoura, essa é das muitas qualidades do povo vencedor, como diz o slogan do nosso brilhante Presidente da República, Luiz Inácio Lulada Silva: " eu sou brasileiro, eu não desisto nunca".









Mas já ouviu falar em um diretor de Escola que trabalha na Escola, para a Escola e com a Escola? Como assim? É isso mesmo, o diretor Dimas Antônio, da EUC- Escola Ulisses Cuiabano, trabalha de pedreiro na escola, de limpador de lixo, de roçador, de pintor, de carregador, de servente de poedreiro, em fim de tudo que precisar na escola. O diretor diz sempre que é preciso trabalhar sempre, pois a escola não tem dinheiro a todo momento para pagar esses serviços cotidianos, já que a verba vem para escola paenas 4 vezes ao ano. segundo ele quando alguém falta ao trabalho outro precisa acumular a função, então se o porteiro falta a cozinheira, a limpadora, o coordenador, o diretor precisa fazer essa função, brinca ele "até Jesus Cristo presisa fazer a função! A EUC não pode atender mal só porque faltou um funcionário, isso não existe.









Por tudo isso ele dá o exemplo, nunca faltou ao trabalho, chega sempre no horário(mesmo não precisando, já que cargo comissionado não tem horário fixo), é sempre o primeiro que puxa o serviço pesado para incentivar os outros, que às vezes envergonhados acabam ajudando. Seu slogan preferido é: "Se o patrão pega no cifre do boi, o empregado tem que pegar no rabo".









Com isso a EUC cresceu melhorou a estrutura física, estrutura pedagógica, estrutura disciplinar, em fim a escola ganhou uma nova filosofia de que "quem trabalha Deus ajuda".









Hoje graças a Deus temos até lista de espera para alunos que querem estudar na Euc.









Nosso muito obrigado a esse diretor "baluarte" chamado Dimas Antônio.

quinta-feira, 4 de março de 2010

ALUNOS QUE PASSARAM NO PROUNI







Os alunos Rodolfo Aurelino Cardoso da Silva, Rayane Almeida Barbosa e Tuany conseguiram aprovação 100% no Prouni. O Rodolfo passou para Gastronomia, na Unic, em 2º lugar. A Rayane passou na Univag e a Tuany na Unirondon.



Parabéns a vocês, por conseguir alcançar o Nivel Superior e por valorizar o Ensino da Escola Ulisses Cuiabano. Queremos junto com vocês fazer parte dessa alegria que vocês estão sentindo nesse momento de definição da vida profissional de vocês! Com certeza todos os professores estão felizes com vosso desempenho e querem desejar a todos felicidades e muita força de vontade, nessa nova fase de suas vidas.

MATRÍCULAS!!! TEM ATÉ LISTA DE ESPERA!!!




704 alunos matriculados e mais 26 vinculados!
É este o número de alunos que a Escola Ulisses Cuiabano –EUC inicia o ano letivo de 2010. Para quem já esteve prestes a encerrar suas atividades é, realmente, um número bem expressivo. Basta dizer que das 13 salas oficiais e mais uma específica de Artes, quase todas contam com o número mínimo de alunos, 27 no Ensino Fundamental e 30 no Ensino Médio. Então fazendo uma média entre todas as salas, entre todos os ensinos, entre todos os turnos, temos uma média por turma de 28,07 alunos por sala; contando desde o 6º ano (Fundamental) até o 3º ano (Médio).
Queremos dizer, ainda, que temos uma lista de espera de 7 alunos, pouco né, mas, nunca tivemos lista de espera para matrícula, pelo desde 1997, ano em que eu, diretor Dimas aqui cheguei. Este número de alunos se deve muito ao que a escola tem a oferecer para os alunos como Internet Banda Larga nas salas, TV com DVD em sala, Biblioteca com Computador para pesquisa mais Ar Condicionado, Laboratório de Ciências equipado, Campo de Futebol, Quadra coberta, Salas Ambientes, Laboratório de Informática, Mesa de Ping Pong, Mesa de Pebolim, e agora teremos Ar Condicionado (Split) em todas as salas, entre outras coisas, mas principalmente pela disciplina que rege a escola, tanto da parte dos educandos como dos educadores, aqui todos seguem o PPP - Projeto Político Pedagògico, que norteia todas as ações da EUC.
Queremos agradecer todos os alunos Ulisses, todos os pais e mães, todos os professores e professoras, todos os funcionários, a Assessoria Pedagógica, os Secretários Adjuntos, o próprio Secretário Ságuas Moraes, em fim todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho.
Obrigado a todos.
Diretor Dimas Antônio