segunda-feira, 31 de maio de 2010

ENTREGA DE NOTAS E REUNIÃO

















As notas do 1º bimestre de 2010 foram entregues nessa sexta-feira, 28.05.2010, quando também foi feita uma reunião para mostrar o desempenho da escola, isto é, os indicadores para toda a comunidade.

PESQUISA MOSTRA: 89,14% DE SATISFAÇÃO
















PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM OS PAIS

A EUC , através do seu Diretor Dimas Antônio, efetuou uma Pesquisa de Satisfação com os pais, no dia 28 de maio de 2010, às 17 30 horas, na quadra de esportes, com 18 itens a serem avaliados com notas de 0,0 até 10,0. Os itens avaliados pelos pais/mães e responsáveis foram: segurança, processo de matrícula, processo de ensino aprendizagem, acompanhamento do aluno, direção(gestão), coordenação, professores, secretaria, eventos/projetos e viagens, limpeza, uniforme, portaria, nível de satisfação geral, atendimento, ambiente interno(estrutura física), sala de aula e biblioteca.
A pesquisa foi realizada com pais/mães/responsável dos que estavam presentes na reunião, dos 18 itens analisados, somando 1.980 pontos (levando-se em conta a nota dez), a escola conseguiu 1.765 pontos. Transformando em porcentagem, a média geral da avaliação dos responsáveis foi de 89,14% de aceitação.
A Direção/Gestão alcançou a média de 94,55% de aceitação, na média geral, sendo 7 notas 10,0 e apenas duas notas 8,0 o restante só 9,0 e dez.
A nota mais baixa foi um 4,0 do item 17-Ambiente Interno (Estrutura Física). De todos os itens avaliados tivemos apenas 7 notas abaixo de 6,0, o que já é de se orgulhar. Inclusive teve até elogios por escrito na própria avaliação. O pior item avaliado pela comunidade obteve a média de 68,18%, o item nº 11 –Eventos, projetos e viagens.
Abaixo segue a classificação por item:
1º - Gestão/Direção;
Professores
2º - Processo de Avaliação;
Secretaria
3º - Processo de Ensino Aprendizagem
4º - Acompanhamento do aluno ( disciplina, tarefa, falta)
5º - Uniforme
6º - Salas de aula
7º - Coordenação;
Atendimento
8º - Processo de matrícula;
Limpeza
9º - Nível de satisfação geral;
Portaria;
Ambiente Interno (Estrutura Física)
10º - Biblioteca
11º - Eventos, projetos e viagens.

A Escola Ulisses agradece a comunidade em geral que participou da pesquisa e em nome da direção da escola, nosso muito obrigado a todos.

Cuiab, 31 de maio de 2010.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ALMOÇO PARA OS FUNCIONÁRIOS???






















A EUC – Escola Ulisses Cuiabano, desde o ano de 2008 mantém o almoço para professores que trabalham os dois períodos. Queremos dizer tal almoço é mantido com verbas próprias: aluguel do estacionamento, aluguel de Out door, aluguel da quadra de esporte, aluguel da escola para concursos entre outros. Todavia, como não é só do almoço que a escola tem que cuidar, já que gasta mensalmente com ração para o Cachorro “Perigoso”, com o lanche dos professores, com até suco natural, ajuda de passe para aluno que não consegue passar o cartão, veneno para rato e formiga, que na escola tem demais, aniversários que a escola ajuda a fazer de todos os funcionários ( mas que os funcionários ajudam a pagar), absorvente higiênico que a escola banca para as alunas, entre outras emergências, ficou muito difícil manter um almoço digno. Para tanto surgiu uma idéia de ajuda dos próprios funcionários para incrementar a refeição diária, com a colaboração de R$ 20,00 (Vinte reais) por pessoa, claro para quem pode, quem não pode, almoça do mesmo jeito.
Porém devemos ressaltar que com a ajuda estamos arrecadando mais de R$ 150,00 (Cento e cinqüenta reais), sem contar que muita gente ainda trás alimentos de casa para ajudar na variedade da “mistura”, como já diziam os antigos. Às vezes nós comemos até peixe de primeira linha, frango caipira entre outros. Sem contar que já temos plantação de mandioca, cebolinha, coentro e banana que volta e meia ajudam na nossa alimentação.
Há até uma escala, uma tabela dos dias da semana, de quem vai almoçar, o almoço é feito de acordo com a quantidade exata de quem vai comer. Para registrar até o diretor, a secretaria e a Pres. Do CDCE almoçam na escola.
Aqui na EUC as coisas ano a ano vão melhorando, apesar dos problemas que todas as empresas enfrentam , já que lidamos com seres humanos, porém só temos a parabenizar todos os funcionários e funcionárias que colaboram e colaboraram para que nossa refeição diária possa sempre ser sortida ,saborosa, gostosa e feita com muito carinho pelas cozinheiras: Dona Jovina, Dona Rosalinda e Dona Ana Maria, sempre muito prestativas e atenciosas com o manuseio na cozinha, vestidas descentemente com avental e toca, no mínimo.
São iniciativas como esta que fazem a história de sucesso de uma instituição de ensino, a união de todos, o “Algo mais”, de que o diretor Dimas cobra tanto na escola, vocês são o “concreto” ( água, areia e cimento) da postura vencedora da EUC.
A todos vocês que fazem parte do processo educacional e administrativo do Ulisses, nosso muito obrigado em nome da Direção Escolar.

terça-feira, 18 de maio de 2010

A EUC EM NÚMEROS
























































CADASTRO DA ESCOLA

1- IDENTIFICAÇÃO
NOME: Escola Estadual Prof. Ulisses Cuiabano
ENDEREÇO: Rua dos Miosotis, 555
BAIRRO: jardim Cuiabá
MUNICIPIO: Cuiabá
ESTADO: Mato Grosso
CEP: 78.043.135
TELEFONES: 65- 3322-2249// FAX 65-3322-2249 // CELULARES: 65-9925-5423/9925-0635/9927-5615
E MAIL: cba.ee.ulisses.cuiabano@seduc.mt.gov.br
BLOG: www.ulissescuiabano.blogspot.com
Fonte: PPP –Projeto Político Pedagógico, pesquisa de 2005/2006
CÓDIGO CENSO ESCOLAR: 10588

1.1 – PROCESSO DE CRIAÇÃO

2 FUNDADA EM 1974
3 Ensino fundamental e médio: Criação 2.276
4 Portaria do Ensino Fundamental: nº116/2005 – D. O. 07/04/2005
5 Portaria do Ensino Médio nº 220/2005 – D. O. 21/09/2005

6 DECRETO de:
7 Credenciamento nº 3277/92
8 Denominação nº 202/2000
9 ÁREA CONSTRUÍDA: 1.011,34 M²
10 TURNO : Matutino e Vespertino
11 RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA (Fundamental e Médio)
12 Resolução nº630/2008
13 Proc. Nº806699/09
14 Parecer nº 179/2010
15 Aprovado em 06;04;2009
16 Renovação por 5 anos – de 01.01.2010 até 31;12;2014
17 D. O -20.04.2010


2- MODALIDADE DE ENSINO

ENSINO REGULAR

-Ensino Fundamental – Ciclo e Seriado
-Ensino Médio Propedêutico
-Sala de Reforço (Ciclo)
-Dependência

3- DADOS COMPLEMENTARES

- Código do Censo Escolar nº10588
- Período de Funcionamento: matutino e vespertino
- Número de Turma matutino: 14
-Número de Turma Vespertina: 12
-Total de alunos: 745
-Número médio de alunos por turma: 27
-Equipe Técnico-administrativa: 1 Diretor, 1 Coordenador Pedagógico, 1 Professora do Projeto Musicalidade Escolar e Artes, 1 Professora de Articulação, 1 Secretária, 3 Técnicas administrativas, 1 Técnico Laboratório de Informática, 2 Bibliotecárias, 1 Inspetor de Pátio, 1 Auxiliar de Coordenação, 4 apoios (limpeza), 3 Merendeiras, 3 Vigias e 28 professores.
Fonte: Quadro WEB, Programa Sigescola, da Secretaria de Estado de Educação




4- DADOS DO CDCE –CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR

NOME PRESIDENTE: Sirley de Fátima Eickhoff da Silva,
SECRETÁRIA : Natalina Maria de Figueiredo
TESOUREIRA: Luciana Marciano Luzine
SEGUIMENTO FUNCIONÁRIO: Maria Otacilia dos Santos
SEGUIMENTO PAIS (mães): Orivaldo mariano da Silva
SEGUIMENTO ALUNO (A): Amanda Fernandes Vital
SEGUIMENTO PROFESSOR(A): Silvia Alvina de Jesus
CONSELHO FISCAL: Carla Natércia de Aquino Godói, Edson Alves Radi e Maria Otácilia dos Santos
Fonte: Ata nº 02/2010 de Eleição, Registrada pelo Cartório sob o número 14.107, de 04.02.2010.

5- DADOS DO DIRETOR

NOME: Dimas Antônio Silva
BAIRRO: Coophamil
MUNICÍPIO: Cuiabá
ESTADO: Mato Grosso
CEP: 78.028.301
TELEFONES: 65- 9601-3036/ 9927-5615
FORMAÇÃO: Letras (Ufmt)
PÓS GRADUADO: Gestão Escolar
EXPERIÊNCIA NO MAGISTÉRIO: 14 anos
EXPERIÊNCIA NA DIREÇÃO ESCOLA: 3 ANOS
FORMA INDICAÇÃO: Eleição direta
Fonte: Ata nº 02/2010 de Eleição, Registrada pelo Cartório sob o número 14.107, de 04.02.2010.

6 – INDICADORES DE DESEMPENHO DA ESCOLA
Ano 2005
Taxa de aprovação: 32,42 %
Taxa de reprovação: 42,58 %
Taxa de abandono: 25 %
Taxa de distorção Idade/Fase -
Fonte: Dados dos diários de classe/Quadro Web Sigescola

Ano 2006
Taxa de aprovação: 28,75 %
Taxa de Reprovação: 35,19 %
Taxa de abandono: 36,06 %
Taxa distorção Idade/Fase:
Fonte: Quadro Web Sigescola

Ano 2007
Taxa de Aprovação: 31,56 %
Taxa de Reprovação: 21,66 %
Taxa de Abandono: 46,78
Taxa distorção Idade/Fase:
Fonte: Diários de classe/Quadro Web Sigescola

Ano 2008
Taxa de Aprovação: 68,02 %
Taxa de Reprovação: 16,78 %
Taxa de Abandono: 15,02
Taxa distorção Idade/Fase:
Fonte: Quadro Web Sigescola

Ano 2009
Taxa de Aprovação: 77,32 %
Taxa de reprovação: 13,63 %
Taxa de Abandono: 9,05
Taxa distorção Idade/Fase:
Fonte: Quadro Web Sigescola


6.1– IDEB da Escola
Ano 2005
Anos iniciais : (a escola não oferece)
Anos finais: 1,7

Ano 2007
Anos Iniciais: (a escola não oferece)
Anos finais: 1,7
(Obs: não houve aplicação da Prova Brasil, em nossa escola nesse ano, achamos que o Ideb de 2005 foi repetido)
Ano 2009
Anos Iniciais: (a escola não oferece)
Anos finais: não houve divulgação ainda

6.1.1 - Prova Brasil
2007
Português:
Anos Iniciais: ( a escola não oferece)
Anos finais: 222,05
Matemática
Anos iniciais: ( a escola não oferece)
Anos finais: 225,86
Obs: dos 43 alunos participantes, 41, 2% obtiveram aprovação

Fonte Prova Brasil – Avaliação do Desenvolvimento Escolar / Portal MEC