“Na minha escola não tem boné, celular e aluno matando aula”, diz diretora de colégio municipal de Taubaté.
Cintia Rodrigues, iG São Paulo! 12/09/2011 12:10
LINHA DURA é a receita da 1º colocada pública regular de SP no Enem.
Na lista das escolas em que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são mais de 75 % dos alunos da instituição, os primeiros colocados de São Paulo, como o resto do País, são particulares. Depois, aparecem as publicas fora da rede comum, como as técnicas profissionalizantes e as ligadas as universidades. Os dois tipos se intercalam até a posição 640, quando aparece a primeira pública regular: a Escola Municipal José Ezequiel Souza, em Taubaté.
Ao ser informada do resultado pelo iG, a diretora Maria Aparecida Franco Moreira reagiu com uma meiguice que contrasta com a alinha dura que adota. “Foi o melhor presente que recebi em 30 anos de carreira”, disse, resumindo sua receita em seguida:”Voz firme e exemplo”.
Convidada pela secretaria municipal de Taubaté a assumir a unidade há 11 anos, segundo ela própria”por sua fama”, ela conta que a unidade nem sempre teve sucesso. Apesar de receber os melhores alunos da rede municipal no último ano do fundamental, a instituição trabalha com todas as salas acima de 40 alunos e o ensino médio é noturno. “A diferença é o compromisso e a disciplina”, diz.
“ Aqui nós temos professores que vestem a camisa da Educação e , além da questão pedagógica, estamos sempre atentos à disciplina”, conta. Quem “sai da linha” vai para a sala dela – seja estudante ou professor. “Vocabulário, por exemplo, professor tem que ter auto controle, não pode chamar aluno por apelido”, diz.
Para qualquer incidente a escola faz boletim de ocorrência, abreviado, lá, como nas delegacias, por BO.”É tudo xerocado e passado para o pai, aluno, professor e direção, com isso a gente conversa e toma providências. Às vezes, até convido o aluno a se afastar um dia para pensar”.
Os pais são chamados freqüentemente à escola para conversar sobre o comportamento dos filhos. “Semana passada, recebi 15 e um deles vai assistir à aula ao lado do filho a partir de segunda-feira”, afirma. “Os pais também sabem que podem contar com a gente. Outro dia um adolescente chegou em casa e disse para a mãe que não teve aula porque só tinha três alunos. Ela ligou para cá para confirmar e pedi que voltasse com ele para a escola pessoalmente. Então, fomos até a porta da sala e disse: “ conte rapaz”.
Faltas são reprimidas com prova. Se Maria Aparecida descobre, por exemplo, que alguém marcou festa de aniversário em dia de semana, agenda os exames para os três dias seguintes.”Outra coisa que não existe na minha escola é parede (aluno faltar na sexta para emendar com o fim de semana). Nós marcamos todas as provas para sexta-feira”, diz. “Também não deixo usar boné e celular, coloco recados da proibição pelas paredes e na porta da secretaria, para os pais verem enquanto esperam”.
Segundo ela , o resultado vem no final de cada ano.”A recompensa vem no vestibular. Os alunos passam nas melhores faculdades”.
Reportagem colhida da internet, em setembro de 2011
Na EUC –Escola Ulisses Cuiabano o resultado do Enem tem melhorado consideravelmente com o passar dos anos, a escola era classificada em 227º, mas já chegamos ao 8º lugar em Mato Grosso. A nossa receita é disciplina em primeiro lugar, em segundo disciplina, em terceiro disciplina, só em quarto lugar aparecem as outras prioridades como cumprimento à proposta pedagógica, cumprimento ao projeto político pedagógico da escola, assiduidade dos funcionários entre outros.
Acreditamos que o caminho a seguir seja o da disciplina, pois os melhores resultados no Brasil e aqui no Mato Grosso surgem nas instituições que primam pela disciplina entre outras coisas, como é o caso das principais escolas da capital:
# particulares
1º- Colégio Maxi -658,89
2º -Escola do Farina - 632,29
3º -Colégio São Gonçalo - 629,72
4º -Colégio Notre Dame - 628,09
5º -Colégio Coração de Jesus - 600,64
#públicas
1º -Campus Cuiabá CEFET – 636,13
2º -Colégio Militar Tiradentes - 556,38
3º -E E Raimundo Pinheiro - 525,18
4º -Colégio Liceu Cuiabano - 521,50
5º -EE Nilo Póvoas - 514,73
A EUC –Escola Ulisses Cuiabano aparece em 10º lugar, com a média de 505,63 , perdendo posição em relação ao ano de 2008, quando ocupou a 8º posição.
Queremos alcançar uma média de 700 pontos até 2015, que se aproxima da melhor média do Enem do pais: 761,00 , do Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que aposta na tradição, disciplina e horário integral.
Contra o senso comum, professores e alunos do São Bento, no Rio de Janeiro, defendem que colégio continue masculino. Uma escola em tempo integral, com 153 anos de tradição, disciplina, participação das famílias, turmas de 30 alunos e só com meninos entre os estudantes. È por essa soma de fatores, na opinião da supervisora pedagógica Maria Eliza Penna Firme Pedrosa, que o Colégio de São Banto, no centro do Rio, vem constantemente se mantendo entre os cinco primeiros do Brasil no ranking do Exame do Ensino Médio, criado em 2005.
“A quantidade de horas no tempo integral colabora na qualidade; quanto mais se estuda, mais se colabora para aprender. È como os atletas. Quanto mais se treina, melhor é o desempenho. Mas o nosso compromisso é com uma educação para a vida”, disse Maria Elisa.
Os alunos do São Bento têm aulas de inglês, francês e espanhol e contam ainda com disciplinas como História da Arte, Cultura Clássica, Apreciação Musical, Filosofia e Sociologia na grade convencional.
Perguntados pelo iG se gostariam de ter meninas entre os colegas, um grupo de sete ex-estudantes – que fizeram a prova do Enem 2010 –responderam com um sonoro “não”.
“Fazemos o feijão com arroz, temperado com disciplina, opinou o coordenados do Ensino Médio, Pedro Araujo.
(Reportagem colhida da internet.)
O ENEM é realmente um medidor de competência da educação brasileira, acreditamos que é esse o caminho para um povo alcançar sua independência social. Acreditamos ainda que o caminho para essa independência começa com a disciplina, depois disciplina e mais disciplina, conforme pudemos ver na reportagem acima. Dessa forma a Escola Ulisses Cuiabano caminha em busca de um melhor desempenho na média nacional do ENEM. Amém!
Dimas Antônio