segunda-feira, 20 de dezembro de 2010





























CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DO NATAL 2010-12-20









Campanha de Arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos! A Campanha foi desenvolvida durante todo o 4º bimestre pelos alunos da escola, com o propósito de ajudar famílias mais carentes neste Natal de 2010. Durante todos os dias os alunos, professores, funcionários e pais fizeram as doações , armazenados ao lado da coordenação da escola. Foram arrecadados mais de 60 kilos de roupas e brinquedos.
No dia 17 de dezembro foi entregue todos os donativos para a Igreja, do Osmar Cabral, que fica localizada na Rua 06, Quadra 11, Lote 19 e que também atende pelo Blog: http://www.iasd-virtual.blogspot.com/









A Campanha de Arrecadação de Natal 2010 na EUC culminou com a entrega dos donativos ao Senhor João Bosco Radi e Dona Isabel Oliveira Gomes Radi, que representaram a I.A.S.D.- Igreja Adventista do 7º Dia, do Bairro Osmar Cabral. O casal Radi agradeceu aos alunos da Escola e disse que tais donativos serão muito bem entregues a famílias realmente carentes, pessoas que estão passando por dificuldades financeiras que, às vezes não tem nem roupa para vestir e muito menos comer, por isso é importante ações dessa natureza, para ajudar os mais necessitados nesse mundo tão individualistas em que vivemos atualmente. Deus com certeza saberá recompensar a quem doou de coração.
A EUC está fazendo a sua parte com a ajuda da comunidade.








Um Feliz Natal a todos e um Feliz 2011, cheio de realizações!!!








A LEI DE QUEM MERECE
















A LEI Nº 8.592/2006 veio bem a calhar na escola, isto é, veio premiar alguns funcionários que tanto fizeram pela educação e agora estão tendo seus nomes vinculados a espaços aprovados pela comunidade escolar. A antiga sala 12 será chamada de Sala VAMIRA CORRÊA e o Espaço do Bebedouro, Banheiro Esportivo e Chuveiro será chamado Espaço ARNON GONÇALO E ALCYR DA ROSA, uma homenagem aos antigos funcionários da EUC. A Gestão Escolar resolveu premiar estes funcionários pelos serviços prestados a escola e ao Estado, como prevê a lei.
Então, em nome da Gestão Escolar queremos parabenizar aos homenageados e dizer muito obrigado por tudo que fizeram pela educação. Parabéns!















QUEM COMANDA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EUC?






OS DOIS PROFESSORES ARNON E ALCYR são antigos funcionários do Estado e da EUC, estão na escola, praticamente desde a fundação. O Arnon inclusive já foi diretor aqui em tempos atrás. Hoje os dois baluartes da Educação são professores de Educação Física e desempenham papéis importantes na formação física e psicológica dos educandos.






A EUC deve muito ao trabalho prestado por vocês à nossa comunidade. Parabéns!















A EDUCAÇÃO TEM NOME: VAMIRA CORRÊA






A EUC – Escola Ulisses Cuiabano teve a honra de ostentar em seu quadro de professor, uma Mis Simpatia – Vamira Corrêa.





Hoje essa mulher terna, amiga, companheira e professoras competente, desfruta da sua merecida aposentadoria. A EUC sabendo que necessitava agradecer essa pessoa fina, delicada, sincera e educada, resolveu homenageá-la de forma concreta, dando o nome da sala em que tanto ministrou aulas. Agora a antiga Sala 12 será chamada de Vamira Corrêa.
Parabéns a mulher, a professora e amiga mais educada que, segundo o diretor Dimas, conheceu. Vamira você foi e sempre será a mulher mais elegante que a EUC já conviveu, pelo menos até o ano de 2010. Parabéns!






Um Feliz Natal a todos e um venturoso 2011!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

NA EUC ACONTECE O PROJETO MAIS EDUCAÇÃO





































PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

O PROIJETO MAIS EDUCAÇÃO da EUC –Escola Ulisses Cuiabano decolou de vez . Agora as Oficinas de Teatro, Jornal, Futebol, Xadrez, Fanfarra, Natação, Letramento, Canto Coral,e Pintura e Música estão empolgando os alunos e pais da nossa comunidade. Os alunos chegam cedo à escola e vão embora depois da 15 horas, outros permanecem até as 18 horas. Os estudantes fazem 4 refeições ao dia para suportar o ritmo das atividades. A Coordenadora do Projeto Luciana Marciano Luzine, muito competente por sinal, está fazendo hora extra para conseguir atender aos anseios da garotada, eufórica com as oficinas. Segundo a educadora, o Projeto para o ano que vem irá fortalecer ainda mais a escola e disse também que a tendência é ampliar as oficinas com o PST ( Programa Segundo Tempo , também do Governo Federal).
Em reunião no dia 19.11.2010, na SEDUC tanto a Coordenadora como o Diretor Dimas ouviu do Coordenador do Projeto no Estado, senhor Márcio Tadeu, que o Governo Federal quer tornar esse empreendimento permanente, isto que dizer r tornar, em pouco espaço de tempo , as Escolas em Tempo Integral, uma forma de melhorar a educação do Brasil, além do que tirará as crianças da rua.
A comunidade do Ulisses Cuiabano só tem a agradecer e louvar ações como esta.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PREMIAÇÃO DO PROJETO MUSICALIDADE










Aconteceu agora no início do mês de outubro a premiação dos ganhadores do Prêmio Musicalidade Escolar e Artes dos 2º e 3º bimestres. Os prêmios variaram de Pen Drive a Violão. Na verdade são premiados os três melhores grupos de cada bimestre. Assim os prêmios foram: Pen Drive, Radio Despertador, Sanduicheira, Aparelho de Toca CD, Pandeiro e Violão. Os grupos ganhadores são:do 2º BIMESTRE-1º Lugar -Kaique, Karine F., Quezia, Rodilva, Silvia e Tatiane, do 3º B; 2º Lugar - Aretuza, Azielly, Bruna Gomes, Aline Dias e Diogo Campos, do 1ºA e 3º Lugar - Amanda Fernades, Adriana Marques, Aline Moraes, Beatriz Silva e Gabriel Pereira, do 2º A. Do 3º BIMESTRE - 1º Lugar -Thiane, Thainara, Tatiely, Thaís e Vanessa, do 1º D; 2º Lugar - Stéphany, Pâmela, Crislaine, Rafaela e Iara Gabriela, do 1º D; 3º Lugar - Allan, Geovani, Brenno, Bruna e Daniel, da 6ª A.
Entretanto outras músicas foram muito bem votadas, aliás, segundo os professores, as músicas do 3º bimestre ficaram muito mais elaboradas que as do 2º bimestre, sinal de que estamos progredindo para melhor.
Em nome da direção da escola queremos parabenizar a todos os alunos, professores, técnicos, em fim todos os envolvidos no Projeto que fizeram com que nossa escola, hoje, seja reconhecida por todos da educação, inclusive a Secretária Rosa Neide Sandes de Almeida.
Muito obrigado a todos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A TEMPERATURA SOBE NA EUC











A BAIXA UMIDADE DO AR E O CALOR ASSUSTAM

Abaixa umidade do ar e o calor vem fazendo estragos no ensino aprendizagem da EUC- Escola Ulisses Cuiabano, tem dias que em cada período a instituição tem que dispensar mais de meia dúzias de alunos por causa dos sintomas de dor de cabeça, mal estar, tonturas, falta de ar, desmaios, sangramento nasal, irritação ocular entre outros.
Em anos anteriores a Euc chegou a dispensar alunos para que estes fossem para casa descansar, entretanto não surtiu muito efeito porque os alunos não se beneficiavam com tal procedimento , pois em casa também sentia o mesmo efeito, isto é, o mesmo ar que se respira na escola é o mesmo da residência, além do que muitos pais programam suas vidas a partir do horário de aula dos filhos e quando se reduz o horário ou libera os alunos, estes acabam ficando na escola para esperar os responsáveis, entre outros transtornos.
Fizemos reunião com os professores que queriam a redução do horário, fizemos reunião com alguns alunos que reclamavam da temperatura da água de beber, explicamos a eles e demos algumas sugestões, mas não podíamos liberá-los mais cedo, além de dizer que isso era temporário já que segundo a metereologia as chuvas começam a partir do dia 26 deste mês e ai tudo se normaliza.
Este ano a escola, através da UFMT instalou um aparelho de medição de temperatura e umidade, que fica no pátio central da unidade e tem no professor Ivan Apolônio Callejas, do Projeto de Pesquisa: Estudo da Influência do Microclima e das Condições de Entorno do Desempenho Térmico Externo de Algumas Escolas de Cuiabá-MT, a pessoa responsável pelos boletins semanais da Temperatura e da Umidade do Ar da Escola Ulisses e entorno. Isso nos propiciou melhor entendimento e melhor alternativa de minimizar o problema térmico sem prejudicar o ensino aprendizagem dos alunos , ou seja, a escola não dispensa alunos por causa da baixa umidade do ar, já que conforme dados dos boletins, o período crítico varia entre 10 e 16 horas do dia. Alguns dados dos boletins nos mostra que na primeira semana de setembro a temperatura média máxima ficou em 35,11; a temperatura mínima ficou em 23,14, já no mesmo período a umidade mínima 31,31; a umidade máxima ficou em 63,17. Levando em consideração esses números da unidade medidora, a escola resolveu não reduzir os horários de aula, apenas no período matutino a última aula, a gestão diminuiu em meia hora a soltura dos alunos, até porque as salas são climatizadas, a escola possui dois bebedouros, além do que os estudantes saem quando querem pra se hidratarem, sendo que uma grande parte levam garrafas com água para suas salas, apesar da temperatura no pátio chegar a alarmantes 52,09 no período vespertino. Além do que consultamos outras 10 escolas para tirarmos um posicionamento sobre soltar ou não mais cedo e apenas uma está reduzindo os 2 horários e outra apenas no período matutino, as demais não reduziram e nem vão reduzir, já que para isso precisamos de autorização da Seduc e a mesma não nos autorizou, apenas sugeriu medidas paliativas.
Entretanto a escola tomou algumas medidas como cancelar todas as atividade físicas em quadra ou campo de futebol, assim as aulas da disciplina de Educação Física da Escola foram transformadas em aulas teóricas em sala de aula, também do Projeto Mais Educação todas as atividades que envolvam esforço físico foram suspensas para não correr risco com a integridade física dos educandos, até que as chuvas voltem com freqüência.
O aparelho de medição permanecerá até dezembro deste ano e assim nós poderemos de agora em diante dissertar com mais clareza e argumentação para os pais quanto a redução ou soltura de alunos, já que somos pioneiros em implantar tal aparelho na escola pública.




Até lá esperamos que a temperatura e a umidade já estejam em patamares suportáveis, se não é o caos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

INDICADORES IDEB E ENEM DA EUC




INDICADORES ULISSES 2010



A EUC – Escola Ulisses Cuiabano destaca seus indicadores no ano de 2010.
A EUC ficou saltou no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 1,7 para 3,5, sendo que a melhor Média do Estado ficou com a cidade de Sapezal 5,7 e a menor média coube a Campinápolis 3,0. No que diz respeito a Capital Cuiabá, a melhor nota foi da Escola Souza Bandeira 8º e 9º ano 5,6 e Escola Ferreira Mendes 4º e 5º ano 5,9, já com menor IDEB de Cuiabá apareceu a Escola Nilo Póvoas com 2,2 de média.
A média da EUC para 2011 é de 2,9, segundo o MEC, portanto a nossa meta já está cumprida, porém não queremos apenas manter a média atual mas aumentar para 3,9.
Quantos ao IDEB/Estado, o maior é de Santa Catarina 4,5, enquanto que o menor coube ao Estado de Alagoas 2,9. Mato Grosso ficou em 4º lugar com a média de 4,3.
No ENEM a EUC ficou 25º lugar no Estado com a Média 468,35, das Escolas Públicas em Cuiabá. A melhor média ficou com a Escola Militar Tiradentes 538,79. A pontuação do Ulisses que perfizeram a média foi: Linguagens 446,21; Matemática 422,95; Ciências Humanas 442,95; Ciências naturais 452,69; Objetiva 441,00; Participação em Redação 18; Média Redação 497,22, sendo o total de alunos participantes no ENEM 19.
Queremos dizer que a cada ano a EUC tenta melhorar seu ensino aprendizagem baseados no IDEB e ENEM, conforme PPP _projeto Político Pedagógico. Obrigado a toda comunidade Escolar pelos índices alcançados.
Abaixo segue a Lista das 10 melhores Escolas Particulares de Cuiabá no ENEM:
1º - MAXI 666,34
2º - FARINA 662,92
3º - NOTRE DAME 637,37
4º - SÃO GONÇALO 616, 82
5º - S. STO ANTÔNIO 615,15
6º - CCJ 609,24
7º - MASTER 581,79
8º - CIN 578,49
9º - CEMA 555,30
10º - F. BRADESCO 541,36

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VISITA DA 1ª DAMA ROSELI BARBOSA
















Esteve na nossa Escola(EUC- Escola Ulisses Cuiabano) a ilustre 1ª Dama do Estado de Mato Grosso, Roseli Barbosa, esposa do Governador Silval Barbosa. Na oportunidade a simpática Roseli quis conhecer a escola, toda a sua estrutura física, suas dependências, o Projeto Pedagógico. Durante o tempo que permabeceu na instituição, Roseli e seus assessores foi sempre acompanhada pelo Diretor Dimas Antônio que pontuou sobre a necessidade de reforma total na escola, liberação da Verba da Drenagem de Águas Pluviais, além da alimentação dos vigias que não recebem verba para tal, (porém na nossa escola garantimos a alimentação nos fins de semana) também falou sobre a necessidade de pagar a gratificação a Secretária Escolar (contratada) que não tem direito ao adicional por ser interina, mesmo trabalhando 03 períodos, às vezes, e por ultimo, falou da necessidade de aumentar a Gratificação dos Cargos Comissionados, além do que os diretores não possuem verba de combustível o que é grave , já que a todo instante estão fazendo uso de seus veiculos à serviço da unidade escolar.





A ilustre Dama anotou todas as reinvidicações e prometeu tomar providências, agradeceu a recepção da escola, tirou fotos com todos, sempre muito sorridente e atenciosa. Dona Roseli saiu da EUC muito orgulhosa da instituição, se dizendo feliz com o Projeto educacional. Quando ia saindo disse que até 2011 essa escola assim como os 10% de outras serão reformadas. O diretor agradeceu desejando boa sorte.





sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PROTESTO CONTRA O ACÓRDÃO DO TRE

A EUC -Escola Ulisses Cuiabano realizou no último dia 06.08.2010, sexta-feira uma passeata e um protesto na Avenida Miguel Sutil, mais precisamente no Trevo do Círculo Militar, contra o Acórdão nº 18.881, que poroibe as escolas de recontratar professores e contratar, por se tratar de período eleitoral. Por isso a Escola resolveu protestar , depois de realizada uma reunião com pais, alunos, funcionários e com um grupo de 11 diretores entre outros, porque está sendo penalizada com a falta de 5 profissionais de sala e uma técnica da secretaria.

O protesto contou com o aval da Polícia Militar e da Guarada Municipal quer escoltou a EUC durante todo o tempo que ficou no Trevo.

Esperamos que tenha sido proveitoso pois chamou atenção da Mídia que esteve na manifestação entrrevistando os alunos e o Diretor Dimas Antônio. Achamos que isso ajudou a sensibilizar a população, pois, já na segunda-feira próxima tivemos uma audiência com o Juíz do TRE, senhor Marcelo Vidal.

Agora estamos aguardando o desenrolar da situação, com outra reunião dos diretores hoje (13.08.2010) na Escola Médice, às 15:00 horas.

Até lá então.

terça-feira, 10 de agosto de 2010












REPÚDIO AO T.R.E

Em repúdio ao Acórdão n. 18.881, do Juiz do TRE que proíbe a contratação de funcionários da Educação, seja ele da limpeza ou sala de aula, durante o pleito eleitoral, de 03.07.2010 a 31.12.2010, a EUC – Escola Ulisses Cuiabano, realizou na última sexta-feira uma paralisação, seguida de passeada na Avenida Miguel Sutil, mais precisamente no Trevo do Círculo Militar. A mobilização de funcionários, professores, alunos e pais além da comunidade simpatizante da causa, iniciou-se às 17:00 horas nas dependências da Escola, onde foram confeccionados os cartazes e faixas, seguindo para a Avenida, escoltada pelos policias e Sintep, onde permaneceu até às 18: 00 horas, sempre de uma maneira pacífica, capitaneada pelo Diretor Dimas Antônio.
Queremos informar que antes de se realizar esta mobilização, a EUC foi tentar solucionar o problema da falta de 4 professores e 1 técnica, na Secretaria de Educação, chegando até falar com a então Secretária Rosa Neide Sandes, sempre pronta a nos atender. Saindo da SEDUC o diretor Dimas foi até a Assessoria que também não pode resolver a situação.
Então o Educador marcou uma reunião com os funcionários da Escola, depois outra reunião com os Pais/Mães e comunidade, mais outra Reunião com 11 diretores da Grande Cuiabá, para tentar encontrar uma solução. Em todas as reuniões ficou patente a revolta de todos com tal situação.
Dessa forma a Escola decidiu coletivamente partir para a mobilização da opinião pública, já que a Lei diz que não se pode contratar durante o período Eleitoral, entretanto nós, da Educação, não estamos contratando ninguém, apenas recontratando aqueles profissionais para suprir as vagas existentes de: gestante, aposentada e licença saúde. Assim sendo entendemos que o juiz do TER poderia sensibilizar e acatar tal sugestão, uma vez que se tais contratações não forem feitas a Escola Ulisses, assim como tantas outras na mesma situação, não poderão finalizar o ano letivo, com os 200 dias l garantidos em Lei.
Portanto esperamos que a situação seja favorável e que todas as escolas do Estado possam continuar o ano letivo, para satisfazer a comunidade estudantil, contratando professores para a finalização das atividades escolares em 2010.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ULISSES EM CLIMA DE COPA DO MUNDO!!
























































Que venha a Argentina na final estamos prontos para ganhar!










É esse o clima que a EUC se encontra nesse mês e em julho na final! Los Hermanos que nos esperem vai ser de 3 a zero, com gol de bicicleta de Robinho e defesa de penalti de Julio César!










Dê-lhe Brasil!!










Ariba, ariba, ariba!!!!!!!!