sexta-feira, 30 de abril de 2010

UMA SEDUC DE COMPETÊNCIA








































UMA SEDUC DE COMPETÊNCIA

A culpa é do Sistema.
Na Secretaria Estadual de Educação existe a hierarquia, como em outros setores, até da iniciativa privada. Ouvimos de alguns colegas mais antigos, que era bem pior, quando não existia informatização na Educação. Acreditamos que isto seja verdade, pois quando aqui entrou o , hoje, diretor Dimas em julho de 1997, ficou 6 meses sem receber e parecia que não tinha a quem recorrer pois a escola dizia que o erro era da Secretaria e a Secretaria dizia que o erro era da escola. Assim permaneceu um semestre sem receber um tostão, por incompetência e falta de organização.
Hoje, graças a Deus existe a informatização, além do que as pessoas parecem que estão perdendo, aos poucos, mas estão, o ranço da coisa pública e estão se reciclando, se renovando, mais renovando do que reciclando, pois podemos notar que existe muita gente nova e competente na Seduc que, estão, realmente, com intenção melhorar a imagem daquele “índio despreocupado com o amanhã”. Mesmo assim algumas coisas ainda cabem explicação:
- por que o Recurso Emergencial não é emergente?
- por que ninguém na Seduc admite que errou?
- por que não existe um entendimento entre um e outro setor?
- por que existe o Sistema de Ciclo e o Sistema Seriado?
- por que o Setor de Prestação de Contas não tem uma prioridade de liberação da verba do PDE? Sim porque a gente pergunta e, sempre vem uma resposta diferente da outra, que é pela prestação passada, que é por quem não está pendente, porque é pela ordem de digitação, em fim a prioridade de liberação é não ter prioridade? Parece! Ou não tem explicação, organização ou sei lá o quê? Com a palavra a pessoa responsável.
Entre tantos assuntos estes merecem atenção. Se existe o estudo de que o aluno do ciclo precisa de 3 anos para entender, por que o do seriado precisa de um? Não seria 02 pela lógica? Que estudo foi esse? Aí vem os defensores do ciclo, praticamente obrigando a mudança das escolas do Ciclo no Ensino Fundamental e logo depois os alunos entram no sistema Seriado, e a cabeça do profissional de sala, como fica? E a do aluno, que já não entende muito, como fica? As Faculdades e as Universidades ensinam com o Ciclo? Não! Ensinam com o sistema Seriado! Não é uma contradição? Difícil entender a Seduc!
A culpa é do Sistema.
Lá dentro da Seduc por que não há uma comunicação direta entre as seções, sei lá sub secretarias? As vezes você procura uma solução e encontra um problemão, porque as partes não se entendem! O RH não conhece o funcionamento da perícia médica e manda a escola ir até a pericia solicitar um atestado por exemplo, em contra partida a perícia médica manda dizer que o RH está mal informado porque já existe no próprio RH uma lista encaminhada diretamente para o RH; também a Legislação não se entende com a Gestão e até dentro da Legislação há interpretações dúbias, por exemplo sobre Ciclo, Seriado e Dependência e isso ficou patente aqui na Escola Ulisses Cuiabano, no início do mês de abril, quando recebemos uma visita de três pessoas e uma delas, havia chegado à Legislação, apenas este ano e, equivocadamente tinha uma interpretação contrária de uma Orientação da Gestão Escolar! Não seria melhor que todas as normas determinadas fossem socializadas com as partes?
A culpa é do Sistema.
Errar é humano. Será que ninguém da Seduc é humano? Explico: ninguém até hoje, em 4 anos à frente da Escola, eu diretor Dimas Antônio, por exemplo, nunca ouvi alguém dizer “desculpe” “errei”, ou sei lá, “foi falha do sistema mas eu errei aqui”,” queira me desculpar por favor!” Parece, a nós diretores , sim digo nós porque temos um Grupo de diretores que esporadicamente nos reunimos para tratar de assuntos diversos, inclusive sobre o tratamento na Seduc e, nenhum diretor já ouviu uma palavrinha destas que abre muitas “portas”. Será que é tão difícil praticar o exercício da humildade, será que é tão difícil pedir desculpas? Mas achamos que as coisas podem e devem mudar para melhor, uma vez que existem pessoas com o pensamento moderno, da coletividade, o pensamento de que deve permanecer a vontade da maioria e além disso admitir que o ser humano pode errar.
A Culpa é do Sistema.
Por último queremos aqui falar sobre o Recurso Emergencial, que pelo menos, deveria mudar de nome, pois não é possível que uma emergência possa demorar mais de 50 dias! É possível isso? `Todavia é verdade, por mais que possa parecer mentira, é verdade; demora mais de 50 dias, olha lá se não demorar mais heim! Será que não existe um meio de “emergenciar” esta emergência? Ou então mudar o nome: Verba de 50 dias em diante...Com a palavra a Secretária de Educação!

A culpa é do Sistema.
Entretanto a Seduc poderia estar muito pior se não fosse a competência de algumas pessoas como: Francismeire (Recursos de Pessoas), Débora (Gestão), Catarina Cortez (Gestão), Ezequiel Ângelo (Rede Física), Antonio Carlos Ioris, Rosa Neide, Ema Marta, Ságuas Moraes entre outros, como ainda os dois jovens do Help Desk: Francisco e Thiago.

A culpa não é do Sistema, a culpa é de Deus que os fizeram competantes e comprometidos com a coisa pública! Que bom!
Estas pessoas ajudaram muito a EUC – Escola Ulisses Cuiabano, com certeza se não fossem a ajuda de vocês a escola não seria a referência que é hoje nas redondezas do bairro Jardim Cuiabá . Em nome de todos os funcionários da escola, nosso muito obrigado .



Diretor Dimas Antônio

UM CORAÇÃO GIGANTE











UM CORAÇÃO EM FORMA DE HOMEM

Imaginem você necessitando de ajuda e não tem a quem recorrer! Existe uma pessoa que pode te ajudar!
Imagine você precisando de comida e sem ter a quem recorrer! Existe uma pessoa que pode te ajudar!
Imaginem situações desconfortáveis e sem ninguém para conversar, para desabafar, chorar, gritar ou sei lá o quê! Existe um “alguém” que pode te ajudar, um coração enorme tem essa pessoa!
Deus sempre dotou algumas pessoas com o dom de auxiliar o próximo, em Cuiabá, no bairro Jardim Cuiabá, na EUC -Escola Ulisses Cuiabano, mais precisamente na sala de Geografia, está a pessoa! Deus existe no coração desta pessoa! A comunidade estudantil convive com ela já há 14 anos.
Esta pessoa já ajudou vereador se eleger, deputado se eleger, ajudou parentes e continua ajudando. Esta pessoa cuida da mãe com 94 anos, esta pessoa tem uma bela esposa (nova, batalhadora, humilde), esta pessoa tem duas filhas maravilhosas, com 2 e 13 anos.
Esta pessoa cuidou da EUC quando “se marrava cachorro com lingüiça e o cachorro não comia a lingüiça com medo de apanhar”, pois, quando não existia verba, quando não existia merenda escolar, quando não existia nem professores com curso superior, quando nem existia professores para dar aulas, por que não recebiam, esta pessoa também não recebia, já teve a água cortada porque o governo atrasava demais o pagamento (03 a 5 meses sem pagar).Esta pessoa conduziu a Escola Ulisses nessa época, era o diretor !
Este homem, é um homem, com “H” maiúsculo, é um guerreiro da educação, humilde, trabalhador, simples, sorridente, tolerante, bom pai, bom filho, bom marido, é o tradicional homem brasileiro, que não desiste nunca, que nunca manchou seu nome com a mazela da desonestidade.
Este homem, hoje, poderia muito bem estar de carro novo, casa nova, já que quase sempre foi diretor e lidava com dinheiro público o ano inteiro, mas jamais imaginou mexer no erário da escola, o pouco que ainda tinha. Sua casa apesar de estar quase no centro da capital é ainda uma casa simples, melhorada com empréstimo da Caixa Econômica, o que até hoje complica seu orçamento mensal; seu carro que até a bem pouco tempo era uma Brasília, não a “amarela dos Mamonas”, era uma vermelha desbotada, mas que já carregou muito aluno, professor, professora nas horas de apuro, seu carro hoje é um simples Gol, da 1º geração, é o que ajuda buscar sua filhinha na Creche, sua mulher na Faculdade e levar sua digníssima mãe Maria Mena da Costa aos hospitais da vida.
Este homem de amigos plurais, admirado por muitos, agora descansa em 2010, da EUC, das salas de aula, das aulas de Geografia, curte suas merecidas férias (Licença Prêmio) e só voltará em 2011, para retomar sua luta a favor da “boa educação”
Joary Roque da Costa, este é o seu nome, para os amigos “Joa”. Joary esta é uma demonstração das pessoas que sente saudade de você, gostariam de dizer que você faz falta e, que em 2011 você possa estar de novo com a “bateria carregada” para ajudar no processo educacional da EUC.
Descansa meu amigo, ou melhor nosso amigo, pois você estava mesmo precisando de um tempo com a sua família.
Que Deus te conserve sempre com este enorme coração de bondade. Até 2011!

Direção, coordenação, corpo docente e demais funcionários.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

























































































































FEIRA PEDAGÓGICA DO ANIVERSÁRIO DE CUIABA 2010


Ocorreu na última semana, dia 31.03.2010, a Feira Cultural, mais precisamente Gastronômica, das comidas e bebidas típicas da Grande Cuiabá. Os alunos apresentaram um leque de bebidas , desde licores até leite de onça. Degustamos licores de caju, pequi, jenipapo, Maria Izabel, pacu frito, pacu assado, mugica de pintado, bolo de arroz, doce de mamão, entre tantas outras guloseimas.
A feira foi um sucesso, com muita alegria e o entrosamento entre as turmas, além é claro da presença em massa do professores.
As fotos podem ilustrar melhor que as palavras.