Em 2008 quando ouvia, pela primeira vez, a atual Secretária de Educação Rosa Neide Sandes, ainda Secretária Adjunta, esta disse: a escola tem que conquistar autonomia, não impor autonomia, essa autonomia tem que ter a participação da comunidade, não dá para chegar e dizer eu quero assim, assado...", foi mais ou menos isso que ela disse. Entendi naquele momento que nós da EUC precisávamos fazer uma Gestão aberta, coletiva, com a participação de todos os seguimentos da comunidade.
Foi assim que tudo começou aqui na escola. Demoramos dois anos e três meses para colocarmos tudo em um Projeto, que hoje norteia toda a escola, o PPP -Projeto Politico Pedagógico. A Gestão deu tão certo que a cópia desse documento fica exposto em cima da mesa central da escola, mais precisamente em frente a bebedouro. Hoje os alunos manuseiam e cobra o que ali está escrito.
Uma das preocupáções da Gestão Esacolar é quanto a Prestação de Contas para a comunidade, que fazemos através das reuniões bimestrais com a Comunidade, através dos murais da escola além da publicação no blog:www.ulissescuiabano.blogspot.com; ainda fazemos reunião no início do ano para definirmos o que e como vamos gastar o repasse do PDE/Estado durante o ano. Como prova disso queremos destacar a matéria publicada no site da seduc:Seduc incentiva a Gestão à Vista nas escolas
Helenice Stela/Seduc-MT
Seduc incentiva a Gestão à Vista nas escolas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (Sape), em cumprimento a lei 7040/1998 que trata da gestão democrática, incentiva as escolas de Mato Grosso a desenvolverem o programa Gestão à Vista.
De acordo com o programa, os gestores escolares devem publicar para a comunidade escolar e sociedade em geral todos os recursos financeiros recebidos pelas unidades de ensino.
Conforme a assessora técnica da Sape, Débora Marques Vilar, o “Gestão à Vista tem por objetivo tornar público toda a movimentação financeira das escolas públicas da rede estadual”.
As unidades recebem recursos estaduais e federais via Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Mais Educação e Merenda Escolar. Cada escola também tem fontes de recursos próprios, com aluguéis de cantina, entre outros.
Visitas
Débora Vilar informa que os técnicos da Sape realizam visitas constantes nas escolas do Estado para monitorarem o andamento das atividades pedagógicas. “Nesses encontros estamos incentivando todas as 724 escolas estaduais a publicarem suas atividades financeiras”, disse.
Além das visitas, a Seduc já encaminhou para as unidades de ensino um comunicado que informa a necessidade de cumprimento do artigo 5º inciso VIII da lei 7040/1998. O artigo destaca que as escolas devem “divulgar à comunidade escolar” suas respectivas “movimentações financeiras”.
“Mais do que o cumprimento da lei da Gestão Democrática, que é uma conquista dos profissionais da Educação de Mato Grosso, à Gestão à Vista trata-se de dar mais transparência as ações dos gestores”, defende Débora.
Exemplo
A escola Estadual Ulisses Cuiabano localizada no município de Cuiabá desenvolve o programa desde 2007. Segundo o diretor, Dimas Antonio da Silva, além da transparência “o programa contribuiu para maior envolvimento da comunidade com as ações da escola”.
“Divulgamos mensalmente todas as ações que desenvolvemos. Publicamos todos os recursos que recebemos e onde fazemos a aplicação. Essa exposição é feita no mural; nas reuniões de pais, com a comunidade; e no blog da escola”, disse.
O diretor destaca que além dos repasses do governo estadual e federal a escola arrecada com o aluguel da cantina, estacionamento, e publicação de anúncios privados no terreno da unidade, por meio de outdoors.
A escola Ulisses Cuiabano atende nos períodos matutino e vespertino, 707 estudantes de 11 a 18 anos. São estudantes do 3º ano do 2º ciclo; dos três anos do 3º ciclo e do ensino médio.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Achamos que assim conseguimos conquistar autonomia perante nossa comunidade escolar. Entendemos também que há ainda muito que melhorar, mas ações dessa natureza incentiva a lisura de um processo com Gestão Coletiva e Democrática nas instituições de ensino.
Diretor Dimas Antônio
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