quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TIC's - Curso Tecnologias na Educação

O TIC's, o curso de tecnologias ocorre na Escola Ulisses sepre uma vez ao mês com um profissional da Cefapro devidamente preparado que vem à escola e junto com os professores desenvolvem tarefas nos sites da Internet.
Essas intervenções tecnológicas, muito tem ajudado os nossos funcionários, uma vez que todos os dados da escola agora são feitos via Web, inclusive os diários de classe e, os educadores tinham e ainda têm muitas dificuldades para entender essa ferramenta chamada Internet. O curso vem facilitando o ingresso desses profissionais na era da tecnologia.
Esperamos que mais cursos possam ocorrer para preparar o professor para o mundo digital.
Diretor Dimas Antônio

3 comentários:

Luciana Luzine disse...

O QUE É O CICLO DA ÁGUA?
1º PASSO – PROMOVENDO A SENSIBILIZAÇÃO
A fim de que o trabalho ocorra de forma significativa e envolvente, é importante que neste primeiro momento o professor sensibilize os alunos para o assunto abordado, estimulando-os a refletir sobre os conhecimentos prévios que possuem.
 A sensibilização para o tema pode ocorrer por meio da exploração da música “Planeta Água”, do compositor e cantor Guilherme Arantes, cuja letra poderá ser distribuída ao grupo para facilitar a compreensão.
Após ouvir a música, discuta-a com seus alunos:
- Sobre o que trata esta canção?
- A água é importante para os seres humanos, mas também pode causar problemas. Onde podemos localizar essas informações na música?
(Benefícios: “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão. Águas que banham aldeias e matam a sede da população... Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação...)
(Problemas: “Gotas de água da chuva, tão tristes são lágrimas na inundação...”)
 Associe a idéia de movimento à palavra ciclo. Procure no dicionário o significado desta palavra e leia-o para os alunos:
Discuta o sentido da palavra ciclo, associando-a à idéia de regularidade e peça aos alunos que dêem exemplos de outros ciclos que ocorrem na natureza, tais como o ciclo lunar, o ciclo das estações do ano, o ciclo de nascimento, crescimento e reprodução dos seres vivos etc.
Após essa discussão inicial, converse com os alunos sobre a animação. Conte-lhes que ela mostrará, de forma interativa, como ocorre o ciclo da água no planeta e qual sua importância. Verifique se já possuem conhecimentos sobre os estados físicos da água, pois durante a animação serão abordados conceitos relacionados a esse conteúdo e, portanto, é fundamental que ele já tenha sido trabalhado, uma vez que a compreensão da mudança de estado da água preparará o aluno para o estudo do ciclo da água.
2º PASSO – EXPLORANDO A ANIMAÇÃO
Este é o momento em que a apresentação será mostrada. Chame a atenção dos alunos para os detalhes da animação e para as informações existentes não apenas nos textos, mas também nas imagens. É importante destacar que, por tratar-se de um ciclo presente em todo o planeta, suas etapas (evaporação, condensação, precipitação etc.) ocorrem simultaneamente. Esse esclarecimento evitará a idéia de que o ciclo hidrológico é um fenômeno linear que se dá na seqüência em que é mostrado na animação.
Procure explorar cada tela apresentada. Peça opiniões, questione e estimule a criação de hipóteses. Antes de ler o texto existente em cada quadro, procure construir as informações com base nas imagens:
http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua
Exemplo: Explorando o quadro “Evaporação (2)
- O que está acontecendo neste quadro?
- O que representam as linhas animadas que saem da água?
Durante a exibição da animação, sugira aos alunos que façam anotações no caderno, registrando as informações que julgarem relevantes e anotando palavras desconhecidas.
3º PASSO – SISTEMATIZANDO CONHECIMENTOS
Após verem a animação, converse com os alunos para esclarecer eventuais dúvidas, sistematizar as informações apresentadas e discutir o vocabulário adquirido.
Retome a música “Planeta Água” e procure relacioná-la com os conceitos vistos na animação.

Carlos Netto disse...

Matemática
Prática pedagógica - Números e operações
Projeto Ensino Fundamental II
Matemática da reciclagem

Bloco de Conteúdo Matemática

Conteúdo: Grandezas e Medidas

OBJETIVOS :Analisar, por meio de ferramentas matemáticas, a reciclagem de lixo.

CONTEÚDOS : Operações básicas; Proporção; Regra de três; Porcentagem; Equações; Construção de gráficos e tabelas.

Mais sobre reciclagem

Reportagens

* Vamos reciclar
* Comece a reciclar
* Como funciona a reciclagem de computadores?


TEMPO ESTIMADO: De um a dois meses.

MATERIAL NECESSÁRIO: Jornais; revistas; internet; Excel, grafmath(programa de construção de graficos); calculadora

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA: Apresente o problema a ser estudado debatendo a importância da reciclagem.
Por que é necessária?
Quem a pratica de fato?

Peça que os alunos coletem reportagens sobre o tema e proponha o trabalho prático: um estudo sobre os números da reciclagem.
Divida a classe em grupos, cada um responsável pela pesquisa de um insumo reciclável: papel, vidro ou alumínio, por exemplo.
Para incentivar a turma, organize um plano de coleta de latas de alumínio a fim de arrecadar fundos para a compra de algum
bem para a escola.

2ª ETAPA: Decidido o tema que cada grupo vai pesquisar, formule perguntas sobre ele que possam ser respondidas com grandezas
matemáticas. Exemplos:

Quanto lixo é produzido em média por uma pessoa adulta?
construção tabelas no excel, utilizar as formulas do excel
Quanto desse material é reciclado?
construção de tabelas no excel, utilizar as formulas do excel
Quantas latas de alumínio são produzidas no Brasil? E recicladas?
construção de tabelas no excel, utilizar as formulas do excel
Um quilo de alumínio corresponde a quantas latas de refrigerante?
construção de tabelas no excel, utilizar as formulas do excel

3ª ETAPA
Nesta fase, os alunos interpretam os dados pesquisados, aplicando conteúdos matemáticos para obter novos dados.
Usando operações básicas, é possível calcular a quantia que pode ser arrecadada:

Número de alunos x número de latas por aluno = total de latas por mês
utilizara calculadora e o excel
Número de latas por mês x meses do ano letivo = total de latas por ano
utilizara calculadora e o excel
Total de latas por ano ÷ 75 latas (equivalente a 1 quilo de alumínio) = quilos de latas por ano
utilizara calculadora e o excel
Quilos por ano x R$ 1,50 (preço do quilo de lata) = quantia arrecadada Estimule a turma a registrar processos
e resultados por escrito.
utilizara calculadora e o excel

4ª ETAPA Debata como os números obtidos podem ser apresentados de forma simples ao grupo. Incentive a turma a pesquisar diversos
tipos de gráficos e tabelas: em barras, setores etc. Se houver acesso ao programa Excel, apresente diferentes maneiras de
elaborar gráficos no computador.

PRODUTO FINAL
Apresentação dos resultados na forma de pôsteres ou seminários ou slides do power point.

AVALIAÇÃO
Verifique o uso de fontes confiáveis, a avaliação dos resultados, a precisão nos cálculos e a aplicação adequada de
ferramentas matemáticas.f

Unknown disse...

DISCIPLINA: Português / Ensino Fundamental
TEMA: Preconceito
Objetivos
Valorizar e refletir sobre o processo de envelhecimento da população como um processo natural da vida.
Desenvolvimento
Começar a aula com debates, falando sobre com os idosos estão sendo visto na sociedade, o respeito, a violência e o preconceito.
Deixá-los expor a suas idéias diante a sociedade e o que devemos fazer para mudar o preconceito e o respeito entre os jovens e idosos.
Levarei textos que falam sobre o respeito e a violência.
Assistiremos vídeos, comentários que falam sobre o respeito preconceito etc.
Falarei sobre o estatuto do idoso e as legislações depois produzirão textos. E para finalizar fazemos uma visita no lar dos idosos