quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

EU PASSEI PRA MEDICINA!!!!!!!!!!!!!!!!!!




"Eu passei no vestibular para Medicina mãe! Ai meu Deus!"
Acho que foram essas as palavras da aluna Camila quando viu o resultado do vestibular!
A aluna Camila Kellen de Oliveira Medeiros, esse é o nome da primeira aluna da Escola Ulisses Cuiabano que passou em medicina, que se tem notícia, desde a sua fundação em 1974.
A aluna passou na UNIC -Universidade de Cuiabá, ganhou meia bolsa de estudo. Camila estudou na EUC  e disse que a escola foi muito importante, disse ainda que tem professores ótimos:
“sempre gostei do Ulisses Cuiabano, adorava o PC ! História era puxada mas era boa”.
"Os professores todos bons, fiz muita amizade!"
"A escola Ulisses ajudou eu passar no vestibular!"
Em visita a nossa escola, na semana passada, a aluna tirou fotos com aprofessora Zara, de Língua Portuguesa e com o Diretor Dimas Antônio, que disse que providenciará uma faixa com os parabéns e será fixada no pátio externo da escola, para que todos vejam que escola pública, agora também aprova no vestibular!
Em nome de todos os funcionários da EUC quero parabenizar a aluna Camila e também todos que contribuiram com ela, durante toda a sua vida de estudante aqui.
Parabésn Camila, você merece! E muito obrigado por levar o nome da escola consigo!
Feliz Natal e um 2012 cheio de saúde a você e a toda a sua família!
Diretor Dimas Antônio

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

 E o Simulado?
O Simulado 2011 ocorreu no mês de outubro com todos os alunos do Ensino Médio. Foram 45 questões. Os melhores classificados foram premiados com uma bolsa de estudo de 1 ano e meio na Escola Blume. Os alunos premiados foram:
1-Amanda Fernandes Vital, do 3º ano A;
2- Diogo de Campos Guedes Cabral, do 2º ano B;
3- Daiely Cristina Gomes de Almeida, 1º ano B,
Rosilene Cristina Sands, do 1º ano D e Jéssica Isis de Oliveira Ormondes.
Parabéns a todos que participaram e principalmente aos primeiros colocados.
Continuem assim.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PREMIAÇÃO AOS MELHORES DE 2011!!!!

Foram premiados no dia 03.12.2011 os melhores funcionários em determinadas atribuições, além da premiação dos melhores grupos do Projeto Musicalidade Escolar e Artes. O Projeto Musicalidade é comandado pela professora Kellen Reis e ocorre em todo o ano, em todas as turmas, com todos os alunos. Na grande final os três melhores foram:
1º -lugar - 2º A - da professora Silmara;
2º -lugar - 7º ano C - da professora Marília;
3º -lugar - 7º ano B - do professor Ricardo. Os vencedores do Projeto foram os alunos: Tiane, Maria Nange e Thainara, todos do 2º ano A. Parabéns a todos.
A premiação foi:
1º lugar, um Violão, o 2º lugar foi um Aparelho de DVD e o 3º lugar ganhou um Porta Retrato em forma de Roda Gigante.
Na premiação dos funcionários os prêmios foram para:
1- Funcionário mais assíduo - Luiz Monteiro (professor de Química), ganhou uma Sanduicheira;
2- Sala mais limpa - Luiz Carlos ( professor de Geografia), ganhou um  jogo de jantar;
3- Melhor Funcionário - Miria Brandão ( da Secretaria), ganhou uma Nessessaire;
4- A melhor da cozinha - Benedita Eutália, conhecida por Dona Morena, que ganhou um ferro elétrico;
5 - Funcionário mais querido - Ricardo de Souza (professor de Matemática), que ganhou uma sanduicheira;
6- Funcionária mais Antiga e simpática - Maria Otacília ( em desvio de função), que ganhou um celular com chip.
Nossos parabéns atodos os funcionários, que de um jeito ou de outro contribuiram para a melhoria da escola. Também gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores dos prêmios: Panificadora Novo sabor, que doou uma sanduicheira, Art Manha e Inove (fornecedora de uniformes) que doou o Aparelho de DVD, a Cooperativa Poconé, que doou a Nessessaire, A Provel que doou o telefone, uma sanduicheira e um ferro elétrico e a Papelaria Dallas, que não poderia faltar, pois durante todo o ano faz doações a escola, que doou o jogo de jantar e o violão. A todos os nossos colaboradores nosso muito obrigado e um Feliz Natal e que 2012 chegue cheio de saúde e prosperidade a todos.







Parabéns!!
Diretor Dimas Antônio

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UMA CAMPEÃ BRASILIERA NO ULISSES ?

Desde os 5 anos! Campeã Matogrossense inúmeras vezes! 17 anos de idade! Mora com o pai, a mãe e o irmão Weberson! O irmão está entre os 08 melhores do mundo.
Qual o seu objetivo?
 - Ir ao Mundial em 2013!

Luana Aparecida de Almeida Conceição, este é o seu nome. Campeã Brasileira de Karatê. Ganhou Medalha de Prata (Katá), este ano, no Rio Grande do Norte; Campeã Brasileira de Karatê (Komite). Para chegar ao título de campeã ganhou de três oponentes.
Luana Aparecida é aluna da EUC - Escola Ulisses Cuiabano há 03 anos. A aluna faz o 3º ano do Ensino Médio. Luana está engrandecendo não só a família, os colegas e professores, mas toda a comunidade. Sua timidez é tão grande quando a sua valentia nos tatames, não queria nem mesmo tirar fotos, disse que não gosta de aparecer.
O diretor Dimas Antônio parabeniza e agradece a grande lutadora por fazer parte da equipe de alunos da escola Ulisses Cuiabano. Que Deus esteja sempre convosco. 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ENEM 2010

“Na minha escola não tem boné, celular e aluno matando aula”, diz diretora de colégio municipal de Taubaté.
Cintia Rodrigues, iG São Paulo! 12/09/2011  12:10
LINHA DURA é a receita da 1º colocada pública regular de SP no Enem.
Na lista das escolas em que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são mais de 75 % dos alunos da instituição, os primeiros colocados de São Paulo, como o resto do País, são particulares. Depois, aparecem as publicas fora da rede comum, como as técnicas profissionalizantes e as ligadas as universidades. Os dois tipos se intercalam até a posição 640, quando aparece a primeira pública regular: a Escola Municipal José Ezequiel Souza, em Taubaté.
Ao ser informada do resultado pelo iG, a diretora Maria Aparecida Franco Moreira reagiu com uma meiguice que contrasta com a alinha dura que adota. “Foi o melhor presente que recebi em 30 anos de carreira”, disse, resumindo sua receita em seguida:”Voz firme e exemplo”.
Convidada pela secretaria municipal de Taubaté a assumir a unidade há 11 anos, segundo ela própria”por sua fama”, ela conta que a unidade nem sempre teve sucesso. Apesar de receber os melhores alunos da rede municipal no último ano do fundamental, a instituição trabalha com todas as salas acima de 40 alunos e o ensino médio é noturno. “A diferença é o compromisso e a disciplina”, diz.
“ Aqui nós temos professores que vestem a camisa da Educação e , além da questão pedagógica, estamos sempre atentos à disciplina”, conta. Quem “sai da linha” vai para a sala dela – seja estudante ou professor. “Vocabulário, por exemplo, professor tem que ter auto controle, não pode chamar aluno por apelido”, diz.
Para qualquer incidente a escola faz boletim de ocorrência, abreviado, lá, como nas delegacias, por BO.”É tudo xerocado e passado para o pai, aluno, professor e direção, com isso a gente conversa e toma providências. Às vezes, até convido o aluno a se afastar um dia para pensar”.
Os pais são chamados freqüentemente à escola para conversar sobre o comportamento dos filhos. “Semana passada, recebi 15 e um deles vai assistir à aula ao lado do filho a partir de segunda-feira”, afirma. “Os pais também sabem que podem contar com a gente. Outro dia um adolescente chegou em casa e disse para a mãe que não teve aula porque só tinha três alunos. Ela ligou para cá para confirmar e pedi que voltasse com ele para a escola pessoalmente. Então, fomos até a porta da sala e disse: “ conte rapaz”.
Faltas são reprimidas com prova. Se Maria Aparecida descobre, por exemplo, que alguém marcou festa de aniversário em dia de semana, agenda os exames para os três dias seguintes.”Outra coisa que não existe na minha escola é parede (aluno faltar na sexta para emendar com o fim de semana). Nós marcamos todas as provas para sexta-feira”, diz. “Também não deixo usar boné e celular, coloco recados da proibição pelas paredes e na porta da secretaria, para os pais verem enquanto esperam”.
Segundo ela , o resultado vem no final de cada ano.”A recompensa vem no vestibular. Os alunos passam nas melhores faculdades”.
Reportagem colhida da internet, em setembro de 2011
 Na EUC –Escola Ulisses Cuiabano o resultado do Enem tem melhorado consideravelmente com o passar dos anos, a escola era classificada em 227º, mas já chegamos ao 8º lugar em Mato Grosso. A nossa receita é disciplina em primeiro lugar, em segundo disciplina, em terceiro disciplina, só em quarto lugar aparecem as outras prioridades como cumprimento à proposta pedagógica, cumprimento ao projeto político pedagógico da escola, assiduidade dos funcionários entre outros.
Acreditamos que o caminho a seguir seja o da disciplina, pois os melhores resultados no Brasil e aqui no Mato Grosso surgem nas instituições que primam pela disciplina entre outras coisas, como é o caso das principais escolas da capital:
# particulares
1º- Colégio Maxi   -658,89
2º -Escola do Farina  - 632,29
3º -Colégio São Gonçalo  - 629,72
4º -Colégio Notre Dame   - 628,09
5º -Colégio Coração de Jesus  - 600,64
#públicas
1º -Campus Cuiabá CEFET – 636,13
2º -Colégio Militar Tiradentes  - 556,38
3º -E E Raimundo Pinheiro   - 525,18
4º -Colégio Liceu Cuiabano  - 521,50
5º -EE Nilo Póvoas   -    514,73
A EUC –Escola Ulisses Cuiabano aparece em 10º lugar, com a média de 505,63 , perdendo posição em relação ao ano de 2008, quando ocupou a 8º posição.
Queremos alcançar uma média de 700 pontos até 2015, que se aproxima da melhor média do Enem do pais: 761,00 , do Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que aposta na tradição, disciplina e horário integral.
Contra o senso comum, professores e alunos do São Bento, no Rio de Janeiro, defendem que colégio continue masculino. Uma escola em tempo integral, com 153 anos de tradição, disciplina, participação das famílias, turmas de 30 alunos e só com meninos entre os estudantes. È por essa soma de fatores, na opinião da supervisora pedagógica Maria Eliza Penna Firme Pedrosa, que  o Colégio de São Banto, no centro do Rio, vem constantemente se mantendo entre os cinco primeiros do Brasil no ranking do Exame do Ensino Médio, criado em 2005.
A quantidade de horas no tempo integral colabora na qualidade; quanto mais se estuda, mais se colabora para aprender. È como os atletas. Quanto mais se treina, melhor é o desempenho. Mas o nosso compromisso é com uma educação para a vida”, disse Maria Elisa.
Os alunos do São Bento têm aulas de inglês, francês e espanhol e contam ainda com disciplinas como História da Arte, Cultura Clássica, Apreciação Musical, Filosofia e Sociologia na grade convencional.
Perguntados pelo iG se gostariam de ter meninas entre os colegas, um grupo de sete ex-estudantes – que fizeram a prova do Enem 2010 –responderam com um sonoro “não”.
“Fazemos o feijão com arroz, temperado com disciplina, opinou o coordenados do Ensino Médio, Pedro Araujo.
 (Reportagem colhida da internet.)
O ENEM é realmente um medidor de competência da educação brasileira, acreditamos que é esse o caminho para um povo alcançar  sua independência social. Acreditamos ainda que o caminho para essa independência começa com a disciplina, depois disciplina e mais disciplina, conforme pudemos ver na reportagem acima. Dessa forma a Escola Ulisses Cuiabano caminha em busca de um melhor desempenho na média nacional do ENEM. Amém!
Dimas Antônio



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CURSO DE INGLÊS E ESPANHOL !!!

Uma parceria com o 10º BPM está oferecendo Curso de Inglês e Espanhol. O curso que terá duração de 3 anos é um Projeto do Tenente Coronel Alexandre Corrêa Mendes, Comandante do 10º BPM. O Comandante Mendes, nascido em Cuiabá, no ano de 1974, estudou sempre em escolas públicas estaduais e federal, sendo as Escolas: José Machado Neves da Costa (Cohab Nova), Barão de Melgaço (Dom Aquino) e Escola Agrotecnica Federal de Cáceres. Entrou na PM em 1995, fazendo o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar –Costa Verde, em Várzea Grande, Mato Grosso.
Já trabalhou na região de fronteira com a Bolívia, comandando a cidade de Araputanga. Serviu também em Alta Floresta, Canarana, Vila Rica, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde e atualmente está em Cuiabá.
O Projeto comandado pelo Militar Mendes é um Curso todo custeado pela PM, preparando os alunos para a Copa do Mundo de 2014, em que o aluno receberá todo material de estudo dos três anos, inclusive o uniforme e, em 2014 o aluno será Guia Turístico e trabalhará junto com a Polícia Militar na Agecopa. Serão 60 vagas, sendo 30 para o Curso de Inglês e 30 para o Curso de Espanhol. A Escola Ulisses Cuiabano foi presenteada com 10 vagas para cada curso. A prioridade pela  instituição foi o fato da Gestão Escolar pautar pela disciplina e pela proximidade com o 10º BPM. O processo de seleção que a escola optou foi o da assiduidade, endereço próximo e bom comportamento.
A procura está sendo bastante entretanto, conforme o regulamento só podem se inscrever os alunos nascidos em 1997 e 1998. A escola está organizando as inscrições com urgência para que no mês de outubro o curso seja iniciado.
Parabéns ao Comandante Mendes pela iniciativa de incentivar cada vez mais o jovem a estudar e mais que isso, contribui para tirar o jovem das ruas.
Diretor Dimas Antônio


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PALESTRA MOTIVACIONAL

Aconteceu com o 3º Ano uma palestra motivacional, com a palestrante caseira, Luciana Marciano Luzine, Coordenadora do Projeto Mais Educação. Nessa palestra a professora narrou parte de usa vida enquanto estudante e sua vida ao lado dos pais. Segundo a mestra sua vida foi muito difícil , pois logo na infância seu pai deixou a família, para constituir outra. Assim sua mãe teve que arcar com toda sustentação familiar. Sua mãe virou faxineira e ela teve que começar a trabalhar muito cedo ainda. Luciana lembra que já na Faculdade acordava as 5 horas da manhã para trabalhar e quando saia do trabalho a tarde, pegava um ônibus e ia estudar em outra cidade, já que a sua não tinha curso superior. Conta Luciana que quando voltava da faculdade ia sempre dormir depois de 1 hora da manhã e muito cansada.
Antes de terminar seus estudos seu pai veio a contrair Câncer, o que a afetou profundamente, perdendo até seus movimentos e vivendo cuidado por ela, uma vez que sua madrasta não cuidava mais do marido. Narra Luciana, que já no final da vida, o pai sofreu demais, chegando a tomar morfina de tanta dor que sentia, e ela, estudava fazendo massagens em suas pernas, sentada aos pés da cama, lembra chorando a mestra Luciana Luzine. Ao contar tal passagem lágrimas caiam de seu rosto, ao lembrar o quanto seu progenitor sofreu, Luciana chegou a parar a fala aos alunos por causa da emoção. O diretor Dimas que a acompanhava também se emocionou, assim como todos em sala.
Acreditamos que essa palestra serviu para motivar os alunos, quanto as dificuldades que enfrentamos pela vida, para poder cursar uma universidade. No final todos bateram palmas e tiraram fotos com a palestrante.




terça-feira, 30 de agosto de 2011

A FESTA DO FOLCLORE

FESTA DO FOLCLORE
Aconteceu na sexta-feira passada, dia 26.08.11 A Festa do Folclore da EUC. Os alunos, os professores, os funcionários foram espetaculares na organização do evento que ocorreu nos dois períodos (matutino e vespertino). Professores chegaram mesmo a ficarem afônicos por ensaiar demasiadamente apresentações durante. Realmente os professores estão todos de parabéns porque a festa estava maravilhosa, teve até uma professora que produziu uma árvore do conhecimento, em que os livros brotavam em seus galhos, como se frutos fossem e além disso estes livros foram produzidos pelos alunos, retratando as regiões: nordeste, sudeste, centro-oeste e norte.
“A festa foi bem animada e surpreendente, pois os alunos se empenharam muito para a realização do projeto. Parabéns aos alunos e toda a equipe”, disse a Coordenadora Pedagógica Silvia Alvina. Também teceu elogios a professora do projeto Musicalidade Escolar e Artes Kelly Reis: “O projeto Folclore é de grande importância e veio  enriquecer muito no processo ensino aprendizagem. Quero parabenizar a todos os professores e alunos pelo empenho e dedicação durante todo o desenvolvimento do projeto.
Nas apresentações artísticas tivemos o 2º ano A e B, representando a Região Nordeste, sob a orientação do professor Ricardo e Professora Silmara. Os alunos fizeram a apresentação de 3 danças (forró, baião e quadrilha), caracterizados com o figurino de Cangaceiros. Vale ressaltar que os próprios alunos confeccionaram as suas vestimentas e ensaiaram por quinze dias, no 5º horário, mesmo após o período de reposição. Como resultado um stand bem variado e apresentação bem coreografada pelos professores, o que custou a pedra da voz do Prof. Ricardo.
Os alunos da professora Natalina fizeram uma bela apresentação de Siriri, em que os alunos, com figurino próprio, realizaram a dança característica da região matogrossense, representando o Centro-oeste.












A Fanfarra então foi um Show a parte, dos instrumentos ao figurino tudo estava impecável sob a batuta do maestro Kaique.
Além disso tivemos as tradicionais comidas e bebidas típicas de cada região,  como Galinha com pequi, Maria Izabel, farofa de banana, licores , suco de açaí, de cupuaçu e as novidades da feira: Maniçoba e Tacacá. Foram pratos feitos com muito capricho pelos alunos.
Tivemos ainda o Artesanato, objetos antigos como Pilão e Ferro de passar roupa de brasa, em fim, parabéns a todos pelo belíssimo trabalho na feira.
Diretor Dimas Antônio

EUC COMBATE O BULLYING!


A EUC combate o bullying de forma enérgica e eficiente, basta dizer que raros são os casos ocorridos na instituição. Com ações como reuniões semanais, advertências, suspensões e até solicitação de desligamento do quadro de alunos, é raro ocorrer isso, mas já aconteceu.



Agora então que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, na pessoa do Promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior encampou a luta para auxiliar no cobate ao bullying, fazendo uma Audiência Pública com os diretores e até Secretária de Educação. Essa mazela tem tudo para ser, se não dizimada, ao menos minimizada na escola Ulisses Cuiabano. É bom sempre dizer que desde 2007, a Gestão Escolar combate esse mal, que às vezes causava até agressão física. Com a atuação enérgica da direção, hoje estamos sem agressões no interior da escola, e até fora, quando tem interferência interna a escola toma suas providências.
O Termo de Compromisso que a Escola assinou com o Ministério Público vem fortalecer as ações ora aqui já anunciadas e mais do que isso, vem ratificar o nosso Regimento Interno, que pune quem comete bullying nas dependências escolares. Também é bom para que o Conselho Tutelar saiba como tratar a escola quando da punição ao infrator do bullying, pois para oconselho a escola está sempre errada quando pune o agressor.
Nossos parabéns ao ilustríssimo Promotor Miguel.
A comunidade agraddece seu apoio.
Diretor Dimas Antônio

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

POR CAUSA DA FALTA DE ÁGUA ESCOLA FICA SEM AULA

A constante falta de água vem causando prejuízos a comunidade escolar da EUC, pois os alunos estão sendo dispensados. No mês de junho, a escola começou a faltar água, porém não chegou a prejudicar as aulas. No mês de julho as coisas complicaram e hoje, em agosto já estamos tendo que dispensar alunos por falta de água. Estamos conseguindo com a Sanecap, protocolo nº 11106764, m



atrícula nº 66785, dois caminhões Pipa, 2 vezes na semana, porém não esta sendo suficiente, pois o tempo que recebemos de água na escola, através da tubulação hidráulica não é o bastante para encher os 2 reservatórios da entidade. A Gestão escolar já avisou a Seduc, através do ofício nº66/2011/EUC, sob o Protocolo nº 619226/2011, a situação da EUC. Já foi falado com a Assessora da Secretária , Débora Villar e até a Secretária Rosa Neide sobre o assunto, entretanto, hoje, já é o 3º dia com falta de água, inclusive tivemos que dispensar os alunos nas últimas duas aulas, no período matutino de hoje, com a promessa de que o caminhão estaria trazendo água, na parte desta manhã, mas não chegou. Já vieram duas equipes da Sanecap à escola, para vistoriar, porém, água mesmo que é bom nada.
Ontem, Dia do Estudante, tínhamos preparado uma pequena comemoração com palestras, picolés etc, tivemos apenas que entregar os picolés e dispensar os alunos por falta, da bendita água.
Os professores questionam a situação, pois terão que repor aula, mesmo a culpa não sendo deles; os pais também questionam a reposição dessas aulas, já que temos a reposição normal por conta da greve da categoria dos educadores.
E agora teremos reposição ou não? Sim porque os alunos são dispensados mas os professores permanecem na escola?
Realmente é uma situação complicada!
De quem é a culpa? Se o Juiz que decretou a ilegalidade da greve dos educadores dizendo que a Educação é essencial, o governo não teria que garantir a água na escola? Será que a Lei só vale para os mais fracos?
A falta de água pelo que sabemos não ocorre só no Ulisses Cuiabano, mas no vizinho Hospital Jardim Cuiabá, em conversa com os funcionários, também está com falta de água, se valem de 03 caminhões Pipas por dia, sendo dois na lavanderia e um no hospital. Também no Jornal “Diário de Cuiabá, de 12.08.2011, está a seguinte nota: “ Educação
Estudantes do IFMT (antiga Escola Técnica) foram dispensados várias vezes, nesta semana, por falta de água. Para piorar, na segunda-feira, começa a greve dos professores.
Dessa forma acreditamos que o problema é muito maior do que pensamos e assim sendo pedimos providências por parte de autoridades competentes.
Diretor Dimas Antônio

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A GREVE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONTINUA

A Assembléia Geral dos profissionais da Educação, convocada pelo SINTEP_MT- Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso foi votada pela continuidade da greve, apesar da ilegalidade, conforme Processo 60655/2011 - que trata da paralização dos profissionais da educação, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, na data de 22.06.2011.
A Assembléia foi realizada na Escola Presidente Médice, às 14:00 horas e depois de várias intervenções de educadores de todo o Estado, foi posta em votação a Continuidade da Greve ou Não. Por unanimidade os educadores decidiram por continuar o estado de greve, uma vez que o Governador Silval Barbosa não conversou com a categoria, e tão pouco cumpriu as reivinicações da categoria de pagar já o piso de R$ 1.312,00.
Desta forma, mesmo com a Greve decretada ilegal, a paralização continua.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

NOSSA ESCOLA PRIMA PELAS AÇÕES TRANSPARENTES!!

Em 2008 quando ouvia, pela primeira vez, a atual Secretária de Educação Rosa Neide Sandes, ainda Secretária Adjunta, esta disse: a escola tem que conquistar autonomia, não impor autonomia, essa autonomia tem que ter a participação da comunidade, não dá para chegar e dizer eu quero assim, assado...", foi mais ou menos isso que ela disse. Entendi naquele momento que nós da EUC precisávamos fazer uma Gestão aberta, coletiva, com a participação de todos os seguimentos da comunidade.
Foi assim que tudo começou aqui na escola. Demoramos dois anos e três meses para colocarmos tudo em um Projeto, que hoje norteia toda a escola, o PPP -Projeto Politico Pedagógico. A Gestão deu tão certo que a cópia desse documento fica exposto em cima da mesa central da escola, mais precisamente em frente a bebedouro. Hoje os alunos manuseiam e cobra o que ali está escrito.
Uma das preocupáções da Gestão Esacolar é quanto a Prestação de Contas para a comunidade, que fazemos através das reuniões bimestrais com a Comunidade, através dos murais da escola além da publicação no blog:www.ulissescuiabano.blogspot.com; ainda fazemos reunião no início do ano para definirmos o que e como vamos gastar o repasse do PDE/Estado durante o ano. Como prova disso queremos destacar a matéria publicada no site da seduc:Seduc incentiva a Gestão à Vista nas escolas

Helenice Stela/Seduc-MT



Seduc incentiva a Gestão à Vista nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (Sape), em cumprimento a lei 7040/1998 que trata da gestão democrática, incentiva as escolas de Mato Grosso a desenvolverem o programa Gestão à Vista.

De acordo com o programa, os gestores escolares devem publicar para a comunidade escolar e sociedade em geral todos os recursos financeiros recebidos pelas unidades de ensino.



Conforme a assessora técnica da Sape, Débora Marques Vilar, o “Gestão à Vista tem por objetivo tornar público toda a movimentação financeira das escolas públicas da rede estadual”.

As unidades recebem recursos estaduais e federais via Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Mais Educação e Merenda Escolar. Cada escola também tem fontes de recursos próprios, com aluguéis de cantina, entre outros.

Visitas

Débora Vilar informa que os técnicos da Sape realizam visitas constantes nas escolas do Estado para monitorarem o andamento das atividades pedagógicas. “Nesses encontros estamos incentivando todas as 724 escolas estaduais a publicarem suas atividades financeiras”, disse.

Além das visitas, a Seduc já encaminhou para as unidades de ensino um comunicado que informa a necessidade de cumprimento do artigo 5º inciso VIII da lei 7040/1998. O artigo destaca que as escolas devem “divulgar à comunidade escolar” suas respectivas “movimentações financeiras”.

“Mais do que o cumprimento da lei da Gestão Democrática, que é uma conquista dos profissionais da Educação de Mato Grosso, à Gestão à Vista trata-se de dar mais transparência as ações dos gestores”, defende Débora.

Exemplo

A escola Estadual Ulisses Cuiabano localizada no município de Cuiabá desenvolve o programa desde 2007. Segundo o diretor, Dimas Antonio da Silva, além da transparência “o programa contribuiu para maior envolvimento da comunidade com as ações da escola”.

“Divulgamos mensalmente todas as ações que desenvolvemos. Publicamos todos os recursos que recebemos e onde fazemos a aplicação. Essa exposição é feita no mural; nas reuniões de pais, com a comunidade; e no blog da escola”, disse.

O diretor destaca que além dos repasses do governo estadual e federal a escola arrecada com o aluguel da cantina, estacionamento, e publicação de anúncios privados no terreno da unidade, por meio de outdoors.

A escola Ulisses Cuiabano atende nos períodos matutino e vespertino, 707 estudantes de 11 a 18 anos. São estudantes do 3º ano do 2º ciclo; dos três anos do 3º ciclo e do ensino médio.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Achamos que assim conseguimos conquistar autonomia perante nossa comunidade escolar. Entendemos também que há ainda muito que melhorar, mas ações dessa natureza incentiva a lisura de um processo com Gestão Coletiva e Democrática nas instituições de ensino.
Diretor Dimas Antônio



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ooh, sim! Temos Mexerica!!!

Como de costume nossa Escola está colhendo Mexerica ou Tangerina ou Ponkan, seja qual for o nome, estamos fazendo suco ou mesmo chupando a deliciosa fruta. Segundo pesquisas no Google, a nossa guloseima parece ser a famosa MEXERICA:
"Parece bastante com a ponkan, mas vem Citrus deliciosa, de uma planta diferente, a Citrus deliciosa, que dá frutos menores e ligeiramente mais ácidos que os do pé de ponkan. Outra distinção é que a mexerica se adapta bem a climas tropicais e cresce em todo o país. Atualmente, o tipo mais cultivado é a mexerica do rio. Seus óleos essenciais - substâncias que dão aquele cheiro peculiar à casca - servem como aroma de suco na indústria".




Agora que a escola está em período de paralização por causa da greve dos educadores, estamos podendo desfrutar da nossa "fuxiqueira", como é conhecida a Mexeria, no interior do Mato grosso, por ter um aroma exagerado, que anda rápido chegando sempre no nariz do dono, descobrindo rapidamente que a criançada está atacando seu pomar. Digo agora, por que durante as aulas os alunos atacam literalmente a fruta bem antes dela madurecer., não sobrando nada nem para contar a história. Na última colheita feita dia 07.05.11 pegamos duas bacias imensas da fruta, como podem observar nas fotos presentes.
Nunca é demais dizer que a EUC ainda possui, banana, goiaba, manga, amora, caju, jenipapo, Fruta do Conde, abacate, entre outros. Temos até um Freezer para guardar polpa.
Agradecemos sempre pelo espaço e dedicação com cuidam das nossas frutas.
Dimas Antônio